CERTIFICADOS E EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Os alunos que terminarem o curso com bom aproveitamento, receberão os certificados do Liceo Italiano: o primeiro certificado ao terminar o curso básico, o segundo ao terminar o intermediário e o terceiro ao terminar o curso avançado.

CILS

Além desses certificados os alunos podem obter diplomas internacionais CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera), promovidos pela Universidade de Siena, autorizada pelo Ministério da Educação Italiano, que tem validade mundial. Equivale por exemplo ao Cambridge de inglês, ao DELF-DALF do francês, etc ...

Os exames CILS são 6: A1 e A2 de nível elementar, B1 e B2 de nível intermediário e C1 e C2 de nível avançado. Todos eles são reconhecidos pelo Estado italiano e têm validade mundial. Os exames CILS são muito importantes para a formação do aluno e indispensáveis em certas situações como por exemplo no caso de ingresso nas universidades italianas.

O Liceo Italiano mantém convênio com a Universidade de Siena e é a única Escola do norte do Brasil credenciada para aplicar os exames CILS. Estes exames são feitos duas vezes por ano em todo o mundo.

EXAME DE PROFICIÊNCIA

O exame de Proficiência em italiano e o atestado correspondente são exigidos por algumas Universidades para admissão nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), no Brasil. O exame de Proficiência é solicitado também pelo MEC (CAPES–CNPq–FAPESP), para a obtenção de bolsas de estudo “sandwich” na Itália. As instituições autorizadas a realizar as provas e a emitir os certificados são o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e outros cursos de italiano habilitados como o Liceo Italiano de Belém.

O exame é de dois tipos:

Proficiência stricto sensu: É solicitado nos cursos de pós-graduação. Composto por uma única prova de tradução, do italiano para o português, na área específica de estudo do candidato. A duração da prova é de 3 horas. Cada Universidade designa a pontuação mínima para obter a proficiência. O certificado tem validade somente para a área, data e Universidade para o qual foi solicitado.

Proficiência lato sensu: É solicitado na obtenção de bolsas de estudo na Itália por parte da Instituição brasileira. É um exame mais completo, composto pelas seguintes provas:

• compreensão de textos escritos;
• competência linguística;
• produção de um texto em italiano;
• exame oral.

A duração do exame é de: 3 horas para as provas escritas, 10-15 minutos para a prova oral. O nível de dificuldade da prova é similar ao nível do CILS B2 da Universidade de Siena. Cada Universidade designa a pontuação mínima para obter a certificação e o prazo de validade da mesma.

CALENDÁRIO, LOCAIS DE EXAME E INSCRIÇÕES

As sessões de exame são mensais e se realizam no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, nas datas indicadas no Calendário. Os candidatos que residem em outros Estados, podem realizar as provas nos locais mencionadas na tabela Sedes externas, mediante prévia solicitação a este Instituto. As inscrições para os exames deverão ser apresentadas ao Instituto Italiano de Cultura através do preenchimento e assinatura da ficha de inscrição (que pode ser baixada no site do Instituto), e do pagamento da relativa taxa do exame. Deverão ser antecipadas por fax nos termos estabelecidos (ver planilha das datas), quanto segue:
• cópia da inscrição;
• cópia do comprovante de pagamento da taxa do exame;
• cópia da primeira página do edital e das páginas onde estão incluídas as informações sobre o exame.

A correção do exame e o envio do resultado ocorrerá num prazo de 15 dias, a partir da data da realização. Em caso de resultado positivo, o Instituto Italiano de Cultura confere o certificado de proficiência com a nota e, no caso do exame stricto sensu, o nome da instituição que solicitou a prova e a área de estudos. O certificado de proficiência é valido somente para os fins e para a duração estabelecida no edital.

Para inscrições acessar o site do "Istituto Italiano di Cultura di San Paolo: